Manutenção em Aquários

Sua importância

Vocês já devem ter visto, em fotos, vídeos de aquários que parecem que não tem nem água dentro? Isso é uma série de combinações importantes para deixá-los com esse lindo aspecto, muitas vezes achamos que é mentira, que não é possível manter dessa forma. Mas, na verdade, é muito simples. É uma combinação de manutenção e as chamadas TPA's (Troca Parcial de Água). Isso vai depender muito do volume do seu aquário e a combinação do mesmo. As TPA's, podem ser de 20, 30 e até mesmo de 80% do volume do aquário, mas isso vai depender muito da formação e montagem do seu sistema.

Vidros, rochas e troncos devem ser limpos usando esponjas macias, para não arranhar os vidros e, com auxílio, de escovas de dentes para limpar rochas e troncos.
Se for um aquário plantado ou com plantas, é ideal fazer podas e retirar folhas mortas.
Fazer manutenção no sistema de filtragem também é muito importante, retirando os resíduos. Pegue um balde, com água do próprio aquário, e faça a limpeza dos filtros. Se for hang on (filtro externo), canister ou filtro interno, lave com essa água que foi retirada do aquário. LEMBRE-SE: nunca deixe as mídias biológicas ficarem secas, com isso, pode matar toda a biologia.
No caso de sump (traseiro, lateral ou em baixo), retirem as esponjas e lavem (se for perlon é recomendado a troca por outro).

Depois de ter feito isso tudo, fazer a reposição da água que foi retirada, sempre está usando condicionadores para água do aquário, os chamados anticloros. E, se tiver aceleradores biológico e fertilização líquida, adicione como recomendado.

Fazendo isso, uma vez por semana, você sempre terá um aquário saudável, limpo e lindo.

Deixe um comentário